Curiosidades · Histórias

A passagem da maior aeronave em Santa Cruz, Torres Vedras 🗺️✈️

1111e111

Foi a 1 de Abril de 1936, que a maior aeronave da história passou junto da praia de Santa Cruz em Torres Vedras.

1111e11.png
Imagem de Great Circle Mapper

 A 31 de Março de 1936, o D-LZ129 Hindenburg (Dirigível-Lufftschiffbau Zeppelin 129 Hindenburg), iniciou a sua primeira travessia no Oceano Atlântico, partiu de Friedrichshafen (Alemanha) com destino a Rio de Janeiro, como ainda não tinha autorização para sobrevoar o território francês, este dirigível teve que desviar a sua rota, através dos Países Baixos, Canal da Mancha, Península Ibérica (passou a 1 de Abril no Cabo Finisterra, Espanha ás 7:30 e em Santa Cruz, Torres Vedras ás 11:50), Ilhas Canárias, Cabo Verde, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro. Como é possível ver, no trajecto a vermelho, no mapa a cima. Foi uma viagem de 100 Horas e 40 Minutos no ar, a viagem mais rápida na época, da Alemanha para a América do Sul, sabendo que, actualmente este mesmo percurso dura 12 Horas e 28 minutos.

111111.png
Correio da Manhã do Brasil de 2 de Abril de 1936

Mais tarde, a 7 de Setembro de 1936 o Dirigível-LZ129 Hindenburg, sobrevoou a cidade de Lisboa, na sua 38ª viagem, quando fazia o trajecto entre o Rio de Janeiro a Friedrichshafen (Alemanha).

1111w1.png
A 7 de Setembro de 1936 em Lisboa

A 6 de Maio de 1937 o Hindenburg teve um “acidente” e acabou por arder.

1111wr1.png

O Hindenburg era uma aeronave luxuosa de 245 metros de comprimento, 41,18 metros de diâmetro e um volume total de Volume 200 000 m³; podia levar de 50/72 passageiros e de 40/61 tripulantes. Os 4 motores Daimler-Benz DB 602 a diesel davam-no uma potência de 895 kW por motor um total de 3580 kW, o que permitia o dirigível alcançar os 135 km/h.

12049177_904760869579586_8537627932108293516_n

Voos em 1936

  1. 4 de Março: Friedrichshafen-Friedrichshafen (3hr6min) [voo de teste]
  2. 5 de Março: Friedrichshafen-Friedrichshafen (8 horas) [Voo de teste]
  3. 6 de Março: Friedrichshafen-Friedrichshafen (3h14min) [Voo de teste]
  4. 17 a 18 de Março: Friedrichshafen-Friedrichshafen (22hr45min) [voo de teste]
  5. 18 de Março: Friedrichshafen-Friedrichshafen (7h49min)
  6. 23 de Março: Friedrichshafen-Löwental (6h23min) [Voo de teste, voo por correio]
  7. 26 de Março: Löwental-Löwental (3h16min)
  8. 26 a 29 de Março: Löwental-Löwental (74hr4min) [Voo de propaganda , derrubando panfletos eleitorais pró-Hitler]
  9. 31 de Março a 4 de Abril: Friedrichshafen-Rio de Janeiro (100h40min) [Primeiro voo da América do Sul]
  10. 6 a 10 de Abril: Rio de Janeiro-Löwental (103h52min)
  11. 4 de Maio: Löwental-Frankfurt (7h32min)
  12. 6 a 9 de Maio: Frankfurt-Lakehurst (61h40min) [ Primeiro voo para a América do Norte]
  13. 12 a 14 de Maio: Lakehurst-Frankfurt (49hr13min)
  14. 17 a 20 de Maio: Frankfurt-Lakehurst (78h57min)
  15. 21 a 23 de Maio: Lakehurst-Frankfurt (48hr8min)
  16. 25 a 29 de Maio: Frankfurt-Rio de Janeiro (85hr13min)
  17. 30 de Maio a 3 de Junho: Rio de Janeiro-Frankfurt 93hr17min)
  18. 5 de Junho: Frankfurt-Löwental (8 h 19 min)
  19. 16 de Junho: Löwental-Löwental (9hr4min) [(voo Krupp / Essen]
  20. 18 de Junho: Löwental-Frankfurt (3hr17min)
  21. 18 de Junho: Frankfurt-Frankfurt (11h) (voo da Renânia)
  22. 19 a 22 de Junho: Frankfurt-Lakehurst (61h30min)
  23. 24 a 26 de Junho: Lakehurst-Frankfurt (61hr5min) [ retorno de Max Schmeling ]
  24. 30 de Junho a 2 de Julho: Frankfurt-Lakehurst (52h49min)
  25. 4 a 6 de Julho: Lakehurst-Frankfurt (45hr39min)
  26. 8 de Julho: Frankfurt-Frankfurt (1h26min)
  27. 8 de Julho: Frankfurt-Frankfurt (1 hora)
  28. 10 a 13 de Julho: Frankfurt-Lakehurst (63h27min)
  29. 15 a 17 de Julho: Lakehurst-Frankfurt (60hr58min)
  30. 20 a 24 de Julho: Frankfurt-Rio de Janeiro (85h38min)
  31. 25 a 29 de Julho: Rio de Janeiro-Frankfurt (96h35min)
  32. 1º de Agosto: Frankfurt-Frankfurt (14 horas) [Voo dos Jogos Olímpicos]
  33. 5 a 8 de Agosto: Frankfurt-Lakehurst (75h56min)
  34. 10 a 11 de Agosto: Lakehurst-Frankfurt (43h 2min)
  35. 17 a 19 de Agosto: Frankfurt-Lakehurst (90h10min)
  36. 20 a 22 de Agosto: Lakehurst-Frankfurt (43h49min)
  37. 27 a 30 de Agosto: Frankfurt-Rio de Janeiro (88hr34min)
  38. 4 a 8 de Setembro: Rio de Janeiro-Friedrichshafen (109hr55min)
  39. 14 de Setembro: Friedrichshafen-Friedrichshafen (10hr53min) [Vôo sobre o Rali de Nuremberg do Partido Nazista de 1936]
  40. 16 de Setembro: Friedrichshafen-Frankfurt (3h 6min)
  41. 17 a 20 de Setembro: Frankfurt-Lakehurst (62h54min)
  42. 22 a 24 de Setembro: Lakehurst-Frankfurt (55h36min)
  43. 26 a 29 de Setembro: Frankfurt-Lakehurst (63h14min)
  44. 1 a 3 de Outubro: Lakehurst-Frankfurt (58hr2min)
  45. 5 a 7 de Outubro: Frankfurt-Lakehurst (55hr35min)
  46. 9 de Outubro: Lakehurst-Lakehurst (10h25min) [“ Millionaires Flight”]
  47. 10 a 12 de Outubro: Lakehurst-Frankfurt (52h17min)
  48. 21 a 25 de Outubro: Frankfurt-Rio de Janeiro (111hr41min)
  49. 29 a 30 de Outubro: Rio de Janeiro-Recife (21hr48min)
  50. 30 de Outubro a 2 de Novembro: Recife-Frankfurt (85h20min)
  51. 5 a 9 de Novembro: Frankfurt-Rio de Janeiro (97h50min)
  52. 12 a 16 de Novembro: Rio de Janeiro-Frankfurt (105 horas / 57 minutos)
  53. 25 a 29 de Novembro: Frankfurt-Rio de Janeiro (94h59min)
  54. 30 de Novembro a 1 de Dezembro: Rio de Janeiro-Rio de Janeiro (26hr37min)
  55. 3 a 4 de Dezembro: Rio de Janeiro-Recife (22hr57min)
  56. 4 a 7 de Dezembro: Recife-Frankfurt (83h34min)

Voos em 1937

  1. 11 de Março: Frankfurt-Frankfurt (6h17min)
  2. 11 de Março: Frankfurt-Frankfurt (1h14min)
  3. 16 a 20 Março: Frankfurt-Rio de Janeiro (88h48min)
  4. 23 a 26 de Março: Rio de Janeiro-Frankfurt (97hr8min)
  5. 27 de Abril: Frankfurt-Frankfurt (6hr59min)
  6. 27 Abril: Frankfurt-Frankfurt (2hr23min)
  7. 3 a 6 de Maio: Frankfurt-Lakehurst (77hr8min) [acidente de Hindenburg em Lakehurst]

 Datas da base de airships

O interior do Dirigível-LZ129 Hindenburg

2.png

3

4

567891011

Notícia da época

1111
Notícia do Correio da Manhã do Brasil de 2 de Abril de 1936
11111
Notícia do Correio da Manhã do Brasil de 2 de Abril de 1936
121.png
Notícia do Correio da Manhã do Brasil de 4 de Abril de 1936
1.png
Diário de Noticias a 7 de Setembro de 1936

Se quiser poderá ver mais curiosidades em Torres Vedras Antiga

dfghj

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s