Curiosidades

Torres Vedras já teve uma praça de touros em cantaria 🏟🐃

Segundo a obra «Portugal Antigo e Moderno» de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal publicada em 1880.

Escreve que Torres Vedras teve uma praça de touros em cantaria. Que ficou destruída pelo grande terramoto de 1755.

“A camara lhe fazia (a São João Baptista) todos os annos uma pomposa festividade, no seu dia (24 de junho) que atraia numerosa e brilhante concorrência.

Havia então, uma corrida de touros, para a qual havia uma espaçosa praça, no Campo da Porta da Várzea, cercada de trincheiras de cantaria, obra de grande magnificência.

Suponho que esta praça de touros, foi destruída pelo terramoto de 1755, pois d’ella ja não ha vestígios.

O juiz e mordomos d’este santo, eram sempre escolhidos de entre as pessoas mais qualificadas da villa; e a ultima festa, foi no anno de 1755.”

“Praça de touros

Já vimos que no campo da Porta da Várzea, houve uma vasta praça de touros, feita de cantaria, pela camara, para haverem brilhantes corridas no dia de S. João Baptista, cuja ermida fica próxima.

Destruída esta praça, pelo terramoto de 1755, nunca mais se construiu outra, de pedra, para a substituir.

Em 1758, a camara, para festejar o mesmo santo, fez construir, de madeira, uma nova praça, no mesmo sitio da antiga; mas, terminadas as festas, foi mandada desfazer.

Em 1853, uma companhia de curiosos, d’esta villa, mandou fazer outra, também de madeira, e excellente, no sitio de Entre as Hortas, a Carcavellos, com a esperança de auferirem grandes interesses; mas, tendo aqui havido algumas corridas, em dia de S. Pedro, e não correspondendo o lucro ás suas esperanças, está actualmente abando- nada e ameaçando ruina.

Antes porem d’esta praça permanente, se tinham feito algumas de madeira, que se desfaziam, findo o humanitário divertimento.”

Curiosidade:

Outras destruições em Torres Vedras pelo grande sismo de 1755

Poderá ver mais curiosidades em Torres Vedras Antiga

dfghj

Deixe um comentário